Avançar para o conteúdo principal

Caminhos cruzados: Tjader e Mongo


Latin Concert, disco do vibrafonista norte-americano Cal Tjader gravado ao vivo em 1958 e Afro-Roots do mesmo ano, álbum do percussionista cubano, Mongo Santamaria, são dois momentos da história do Latin-Jazz que merecem ser escutados eternamente.

Começo por Latin Concert, um dos registos onde a definição da técnica de execução do vibrafone de Cal Tjader e a intensidade da percussão tocada por Mongo Santamaria fazem ecoar Africa dentro da rítmica de sonoridades caribenhas.

Cal Tjader procurou em composições como Lucero, Viva Cepeda e Mi Guaguanco recriar o simbolismo das festas dos Orishas, santos da cultura afro-cubana.

Em Afro-Roots, (anteriormente lançado como "Yambu" em 1958 e "Mongo", em 1959) Mongo Santamaria percorre a geografia da percussão de raíz africana .

No disco onde o músico cubano homenageia a deusa Elegba, referência religiosa das plantas medicinais dos povos Youruba da África Ocidental.

Mongo Santamaria interpreta neste álbum dois temas de outra figura dos ritmos afro-cubanos, Francisco Aguabella, as composições ONYAE e AYENYE que são duas orações feitas pelos camponeses em África para pedir aos deuses que caia chuva nos campos de cultivo.

Há por isso razões mais que suficientes para viajar pela música destas duas referências do Latin Jazz , Mongo Santamaria e Cal Tjader.

Comentários